ARTICLE BY MATEUS ALVES.
Durante 2020 e 2021, “Bitcoin” foi um dos assuntos mais procurados e falados em todos os locais. Mas afinal... O que é esse Bitcoin?
O Bitcoin é uma moeda virtual – Criptomoeda – formada por um conjunto de códigos de computador. O Bitcoin funciona através do sistema de “Blockchain” – Uma lista pública que registra cada transação feita com um Bitcoin, ou seja, todos locais que uma moeda já passou são arquivados e registrados para evitar que pessoas que não são donos da moeda gastem ou para evitar que sejam criados Bitcoins falsos.
Além de entender do que ele se trata, é importante saber quais são as diferenças dele em relação às moedas “normais”. As moedas digitais são descentralizadas, ou seja, nenhum governo ou país possui controle sobre a circulação ou quanto a taxações – O que torna complicado a aplicação de políticas monetárias sobre essas moedas. Além da disso, elas são muito voláteis, seus preços mudam com muita facilidade, ela pode estar valendo R$ 10.000,00 e em poucos dias cair para quase 0!
Agora que já se sabe o que é o Bitcoin e quais seus diferenciais... Como ele afeta a economia global e os negócios?
Por consequência da sua descentralização, muitas pessoas passam a comprar o Bitcoin como forma de se proteger de grandes inflações e para que nenhum Estado tenha controle sobre suas transações financeiras, como é o caso de alguns venezuelanos que possuem bitcoin e usam para que a desvalorização do Bolívar venezuelano os afetem de forma mais branda.
De maneira indireta, o Bitcoin afeta o futuro dos negócios através do Blockchain, afinal, essa tecnologia permite que você retire intermediários, como bancos e governos, e permite um controle de dados muito mais fácil. O Spotify é um exemplo de serviço muito presente no dia das pessoas que foi afetado por isso, eles usam Blockchain para poder pagar mais facilmente os detentores de direitos autorais das músicas e conectá-los de maneira mais simples!
Comentários
Postar um comentário