ARTICLE BY YURI WERNECK.
1-Devemos entender o que foi a famosa crise de 29:
A crise de 1929 (também conhecida como Grande Depressão) foi uma severa recessão econômica que atingiu o capitalismo internacional no final da década de 1920 e marcou o declínio do liberalismo econômico.
2- O que causou a crise:
A crise de 1929 foi o resultado do Federal Reserve System (um tipo de banco central dos EUA) expandindo ativamente o crédito por meio da oferta de moeda (emissão de moeda e títulos) desde o início dos anos 1920. Uma vez que ajustes de conta devem ser feitos, eles devem ser interrompidos pelo governo. Então, o governo parou de expandir a oferta de dinheiro e começou a implementar restrições aos empréstimos. Preocupados com a desvalorização da moeda, muitas pessoas e empresas retiraram suas reservas dos bancos, iniciando assim o processo de recessão.
3-Quais foram suas consequências na economia mundial:
As principais consequências da Crise de 1929 foram o desemprego em massa, a falência de várias empresas, tanto do setor industrial quanto do setor agrícola, e a pobreza, que assolou grande parte da população americana. Muitos países que estavam atrelados ao sistema de crédito americano também sofreram uma grande recessão em suas economias. O Brasil, por exemplo, teve que queimar café, principal produto da época, para poder valorizar o seu preço.
4-O que foi feito para solucionar a crise:
A resposta à crise foi encontrada nos Estados Unidos e depois nos demais países do capitalismo ocidental na ampliação da intervenção do Estado, com o planejamento econômico. Nos EUA, essas medidas foram implantadas no governo do presidente democrata Rossevelt (1933-1945) e receberam o nome de New Deal (Novo Acordo).
5- O que foi o new Deal:
O New Deal abrangia a agricultura, a indústria e a área social. Entre as principais medidas estavam:
• Concessão de empréstimos aos fazendeiros arruinados para que pagassem as suas dívidas e reordenassem a produção;
• Controle da produção visando à manutenção dos preços dos produtos;
• Fixação dos preços de produtos básicos, como carvão, petróleo, cereais etc.
• Realização de diversas obras públicas, para a criação de novos empregos, visando os milhões de desempregados.
• Aumento do salário dos empregados;
• Criação de um salário-desemprego para aliviar a situação da miséria dos desempregados;
• Jornada de trabalho de 8 horas;
• Legalização dos sindicatos;
• Erradicação do trabalho infantil;
• Criação da previdência social;
Comentários
Postar um comentário