Pular para o conteúdo principal

BIG TECHS

        Em algum momento de sua vida provavelmente terá ouvido mencionar o termo 'big tech' caso contrário, tenho certeza que uma delas influencia o seu dia-a-dia. Antes de citá-las, gostaria de explicar o  porquê do nome. Big tech é um termo que refere-se às maiores e mais dominantes empresas de seus respectivos setores, que são voltados para a tecnologia que produzem em escala global, impactando a vida de centenas de milhões de pessoas, através de seus produtos e serviços.  

        Apesar de serem empresas diferentes, elas possuem algumas características em comum, mas a mais importante definitivamente é a inovação. Inovando constantemente e aumentando sua vantagem em relação a seus concorrentes. Se você pesquisar na internet, encontrará listagens diferentes, uma empresa x presente em uma lista ‘a’ mas não na lista ‘b’, mas irei citar as principais aqui no artigo (todas fundadas nos Estados Unidos). Detalhe: usualmente elas são citadas juntamente na forma de acrônimos.  Outra característica importante a ser apontada é que as big techs compreendem o mercado e as necessidades de seus clientes como ninguém, assim obtendo a satisfação do consumidos e lucros bilionários. 

        The Big Four (os grandes quatro) ou GAFA, são elas:  

        Google: criado pelo americano Larry Page e o russo Sergey Brin , é o navegador mais usado pelos usuários ao pesquisar na web. Além de pesquisa, a empresa também disponibiliza diversos outros serviços, como por exemplo, o e-mail (gmail). Possui valor de mercado acima de U$1 trilhão. 

       Apple: A marca mais valiosa
do mundo, fundada pelo icônico Steve Jobs, cujo valor de mercado ultrapassa os U$2 trilhões, dentre seus principais produtos estão o Mac, Iphone e Ipad, marcados pela tecnologia avançada e com certeza  a marca mais popular de seu setor.  

       Facebook: Criado por Mark Zuckerberg (cujo co-criador é o brasileiro Eduardo Saverin)possui as redes sociais mais famosas e usadas do mundo, WhatsApp e Instagram (compradas após alguns anos de sua criação), além do próprio Facebook. Ao todo possui bilhões de usuários, com certeza domina o as redes sociais, que são importantíssimas para todas as empresas que queiram expor sua marca para os usuários. 

        Amazon: A empresa de e-commerce teve a incrível receita de US$ 386 bilhões em 2020. Fundada por Jeff Bezos (detentor de outras empresas famosas como a Blue Origin), também oferece serviços de streaming e de e-books e domina o setor de vendas. Oferece também alguns dispositivos e serviços como a Alexa e Twitch, serviço de  streaming ao vivo de videogame e outros. 

      Além delas, há outras empresas que também são Big Techs e que dominam seus mercados. Podemos citar a Uber e a Netflix como exemplos. 

        Como disse antes, inovação é o termo característico das big techs, até mesmo no setor financeiro elas conseguem se diferenciar e pode-se citar o exemplo do novo recurso do Facebook, o WhatsApp pay:  o recém inaugurado WhatsApp Pay, novo sistema de pagamento online facilita e agiliza as transações comerciais no país. O recurso gerou polêmica com sua chegada por possivelmente ocasionar um prejuízo os bancos. Apesar do furdúncio, o Banco Central autorizou a sua chegada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESG: O QUE SIGNIFICA ESSA METODOLOGIA?

  ARTICLE BY NICOLLE ELLWANGER.     ESG é a sigla para o termo em inglês Enviroment, Social and Governance. Esse termo significa no mundo dos negócios, um conjunto de critérios para avaliar como empresas na bolsa se posicionam em questões ambientais, sociais e de governança, indo além apenas do termo econômico. É um fator fundamental a se levar na hora de investir, visto que as empresas têm um papel importante na economia e possuem impacto brutal na vida das pessoas. Com os tempos mudando,  principalmente nós, jovens, passamos a ter essa ideia maior de sustentabilidade e a importância de ajudar a sociedade, com isso em mente, as percepções de relevância das companhias passaram a incluir outros fatores além de lucros.  Na questão ambiental, é levado em conta como a empresa usa sua energia, descarta lixo, se contribui para mudanças climáticas, se emite gás carbônico, poluição, entre outros. No quesito social, é dada importância a diversidade no quadro de funcionár...

UM POUCO SOBRE PSICOLOGIA ECONÔMICA

          Dinheiro ou cartão? Guardar ou gastar? Deixar o dinheiro debaixo do colchão ou investir? Por que é tão fácil agirmos por impulso quando se trata de questões financeiras?        A ciência que estuda os comportamentos e a forma como as decisões são tomadas pela população no âmbito econômico é chamada de Psicologia Econômica. Por meio dessa é possível identificar erros sistemáticos e previsíveis do gênero, além da oportunidade de revertê-los com a educação financeira.        Primordialmente, considera-se que o termo foi criado por Gabriel Tarde, jurista francês e psicólogo social que afirmava que os acontecimentos econômicos deveriam também ser estudados elementos psicológicos para compreendê-los melhor. Ele colocou suas ideias no seu livro publicado em 1902 chamado La Psychologie Economique, considerado marco oficial do nascimento da área.     Contudo, esse assunto começou a se propagar e a ser estud...

A PARTICIPAÇÃO DO AGRONEGÓCIO NA ECONOMIA BRASILEIRA

Agronegócio é a atividade econômica do setor primário desenvolvida no espaço rural, unindo agricultura e pecuária, destinados à produção de alimentos e matéria-prima para o mercado. É fato que essa atividade é uma das mais importantes atividades econômicas desenvolvidas no Brasil para o PIB (Produto Interno Bruto)  que vem crescendo cada vez mais, mesmo durante o auge da pandemia de Covid-19. Não obstante, é importante ressaltar que a importância da agropecuária advém desde o início da história do Brasil, que teve início com a produção de cana-de-açúcar, posteriormente do café e, por fim, a pecuária, que conduziu o povoamento do interior do país. Mas, voltemos para a atualidade. Por que a agropecuária é tão importante para a economia do país? Primeiramente, gera uma parcela considerável de empregos no Brasil. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2015, 32,3% (30,5 milhões) do total de 94,4 milhões de trabalhadores brasileiros atuam no ramo do ...