Existe um caminho onde você não vende as horas do seu dia, existe um caminho onde você pode deixar de correr atrás do dinheiro, existe um caminho onde você pode ter sucesso profissional e pessoal sem precisar ser advogado, médico ou engenheiro.
Qual é este caminho?
Bem, um caminho que você pode seguir além destes três citados, é o caminho do empreendedorismo. Porém este caminho é muito criticado desde os primórdios da criação dos ideais capitalistas. A mídia, governos e principalmente a escola, tentam te tirar desse caminho, pois acreditam que existe certa “estabilidade” se você seguir o caminho da carreira de médico, engenheiro, advogado ou concursados públicos.
Porém a realidade da vida, meu caro leitor, é que não existe estabilidade em nada na vida! “Ah, mas se eu for concursado por lei não posso ser demitido”. Não caia nessa realidade, os mesmo que criam leis são os mesmo que podem retirar leis.
Então desista dessas crenças limitantes que fazem com que você seja contra empresários e investidores. Sabe aquele boteco da sua esquina? Ele faz parte do 70% das micro empresas que são a maior fonte de empregos no Brasil.
Você não aprendeu a Investir
O sistema educacional não te ensinou a investir no seu futuro, para o ensino, notas são mais importantes do que resultados na vida. O ensino não te ensinou a mexer com dinheiro. O que é algo bem engraçado de se comentar, porque se você parar para pensar desde sempre o ser humano mexe com dinheiro e moedas, mas claro, para o sistema assuntos como Economia, Investimentos e independência financeira não são importantes.
Você não aprendeu Inteligência Emocional
Outro parâmetro que é bastante esquecido dentro do ensino educacional, é a inteligência emocional. E agora apelo novamente a sua consciência, você acredita que a sua vida será tudo alegre e constante? Com certeza não, e não fique triste com isso, qual seria a graça de uma vida monótona?
Sem contar que muitas vezes em seus projetos pessoais ou profissionais, as pessoas vão te criticar, te humilhar e tentar te puxar ao máximo a zona de conforto delas.
Isso já acontece enquanto você é jovem, imagine quando você crescer que terá mais obrigações e responsabilidades. E a escola te privou destes ensinamentos, pois para eles isso talvez não seja importante o suficiente quanto passar numa faculdade.
Todos os anos, o número de depressão e saúde mental em jovens só aumenta. Mas não se desestabilize, procure ajuda externa para resolver este problema. E se algum colega/familiar seu desacreditar do seu projeto e te chamar de louco, lembre-se: Pobre seria do mundo se não existisse os ‘loucos”.
O ensino não te ensinou porque ele existe
Dentro da nossa atualidade, é comum vermos muitos gurus de Instagram falando sobre o ensino escolar brasileiro, e mostrando muitas taxas de como ele vem decaindo. Tudo bem, eu sou bem adepto à liberdade de expressão, porém eu nunca vi nenhum deles explicar o motivo do ensino ser desta forma. Ademais, não critico apenas esses gurus, crítico também a grande parcela dos alunos brasileiros que não se perguntam o porquê da “roda” funcionar assim. Se nossos jovens brasileiros perguntassem a si próprios os porquês das coisas do seu dia a dia, eu afirmo com completa certeza que o futuro do Brasil seria totalmente diferente, falando tanto no quesito educacional, quanto na economia, na política, na boa-convivência e entre outros fatores cruciais para o desenvolvimento do nosso país.
Mas, sem desviar do nosso ponto, o método de ensino aplicado hoje em 2021 no Brasil é moldado exatamente no método de ensino educacional da Revolução Industrial, onde o intuito é que se construísse funcionários ali de dentro para que após que se formassem, trabalhassem por horas e horas para grandes empresas.
E fica até irrisório quando colocamos isso em pauta, como o método de ensino do século 18 ainda é utilizado no nosso dia-a-dia? Poxa, o mundo não mudou? A tecnologia do século 18 é a mesma do século 21? As pessoas não mudaram? A visão do mundo não mudou?
Obviamente, o século 21 é totalmente diferente do século 18, mas as pessoas ainda continuam seguindo “a mesma corrida dos ratos” sem se perguntar o porquê de tudo ser desta forma, e me pronuncio com convicção que o motivo da educação brasileira estar desta maneira é que o brasileiro abaixa a cabeça toda vez quando se toca nesse assunto.
Conclusão
Para este artigo ser além de uma fonte de inspiração para você, transformarei esta conclusão em algo didático, em coisas que eu aplico no meu dia-a-dia e que me transforma em uma pessoa fora da curva e cheia de conhecimento.
Primeiro ponto, sempre pergunte-se o porquê das coisas, qual o motivo de tudo funcionar desta forma? Tenho plena convicção de que isso vai ajudar você a se tornar uma pessoa mais culta e responsável por si mesma.
Segundo ponto, estude coisas fora da escola. Procure saber mais sobre economia, investimentos, geração de riqueza, oratória, política, funcionamento de cargos eleitorais, minimalismo, democracia e etc. Não se deixe alienar por pensamentos de terceiros, e não se deixe pensar que só o que você aprende na escola basta.
Terceiro ponto, sacrifique o curto prazo pelo longo prazo. Prazeres momentâneos como festas, bebidas, encontros com amigos são divertidos e fazem bem, mas como diz o próprio nome, são momentâneos. Longe de mim, querer que você se isole da sociedade e não saia mais de casa, isso faz tão mal quanto sair todo final de semana para festas e se embebedar. Ver seus amigos é muito importante para sua felicidade e prosperidade, só não cultive as pessoas erradas do seu lado, pois se elas forem suas verdadeiras amigas, pode ter certeza que estarão ali para te apoiar em seus projetos.
Quarto e último ponto, impacte outras pessoas em sua volta. Eu gosto muito de dizer que o quanto eu ganho é proporcional à quantidade de pessoas que ajudo. E quando digo ajudar, não significa só fazer doações, se você tem um produto que ajuda negócios ou pessoas você está ajudando a vida daquelas pessoas. Sempre que você puder impacte positivamente na vida de outro ser-humano, e claro sem pensar em querer nada em troca, a sua felicidade com a felicidade do outro tem que ser naquele momento o bastante. Se de toda essa leitura eu quisesse que você levasse algo, com certeza seria: Pergunte-se o porquê das coisas e corra atrás daquilo que te faz feliz.
Comentários
Postar um comentário