Como analisar a concorrência de um mercado?
Quando se pensa em “negócios”, “empreendedorismo”, “empresas” e “mercado”, um dos pontos que chega na sua cabeça é a concorrência (ou competição) que aquele negócio vai enfrentar. Quais empresas serão minhas concorrentes? Pra quem eu tenho que olhar para poder me destacar? Como que minha ideia pode se dar bem nesse mercado?
É nesse âmbito que surge Michael Porter para salvar nossa pele… Porter, num artigo publicado no começo de 1979, descreve pela primeira vez, de forma clara e objetiva, como a competição em um determinado setor funciona. Esse trabalho traz à tona o conceito das “Forças competitivas”, em que todo tipo de produto ou serviço está sujeito em seu mercado.
Essas forças podem ser separadas em cinco tipos diferentes, sendo eles: Ameaça de entrada, poder de barganha de fornecedores e clientes, produtos substitutos e rivalidade.
AMEAÇA DE ENTRADA: Essa força determina que sua competição é influenciada pela facilidade da entrada de novos negócios no seu setor. Portanto, se o mercado em questão é fácil para uma nova empresa entrar, essa força se torna mais forte, portanto é um ponto a se preocupar no mercado. Mas quais fatores determinam se é fácil ou difícil entrar em certo setor? Dentre os diversos motivos, Porter cita: O tamanho inicial da empresa, ou seja, se para aquele mercado você precisa já começar com uma economia grande, isso indica dificuldade para a entrada de novos concorrentes, pois eles precisarão de altos investimentos iniciais (como é o caso por exemplo da indústria de automóveis); Outra influência seria a marca, de forma que se o mercado que você quer entrar possui marcas já consolidadas e com clientes fiéis, se torna difícil a entrada (exemplo comum seriam os eletrônicos); Além disso, possíveis vantagens de custo também impedem novas empresas de entrar, por exemplo, quando possui vantagens com fornecedores, em que ela consegue comprar matéria prima mais barata ou baratear os custos, muito comum com as patentes ou com benefícios governamentais
BARGANHA DE FORNECEDORES E COMPRADORES: Se em um determinado mercado os fornecedores de matérias primas e produtos base possuírem muito poder, a concorrência fica pesada, pois dessa maneira, o fornecedor possui poder de mudar seus preços com facilidade afetando toda a competição do mercado. Além do poder dos fornecedores, os clientes também possuem essa habilidade de modificar preços, através da sua demanda, e quando eles possuem essa habilidade, a competição fica mais evidente, pois nenhuma das empresas quer perder clientela por não modificar o preço para que atenda a demanda.
SUBSTITUTOS: Outra força que demonstra potencial concorrência é a presença de soluções substitutas para o negócio que você está montando. Logo, se algum outro produto resolver o mesmo problema que você e possuir uma relação custo-benefício muito boa, ele irá indicar um potencial maior dessa força no seu mercado.
RIVALIDADE: A rivalidade é a força mais imediata de se perceber ao entrar em um mercado, por que? Isso porque esse quesito se refere à analisar as outras empresas que já fazem parte direta do seu nicho, portanto, é a força que determina também se naquele mercado há um monopólio ou não. Nesse caso de monopólio, indica-se uma área muito difícil de competir normalmente.
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